Apropriação do quotidiano privado: Casa-museu
"O visitante sente o fascínio de se intrometer no espaço íntimo e privado de outrem (...)", p. 97.
Em "Museologia.pt", n.º 2, de 2008, temos acesso a um artigo que nos fornece algumas pistas sobre em que consite uma Casa-museu e para que serve.
E principalmente ajuda a responder a uma das minhas principais questões: porque me fascinam tanto?
Aqui ficam algumas ideias a reter:
- tem a função de salvaguardar o património;
- são sistemas complexos até mesmo na sua gestão, dado partirem da premissa de apresentar e manter uma estrutura o mais próximo possível do original: casa, objectos, ambiente, etc.;
- destinam-se à "celebração de determinada personalidade" (...) "e permitem a percepção directa da forma de viver, dos gostos, da educação" (...) do "enquadramento sociocultural", p. 92;
- é um termo (casa-museu) formada por dois conceitos opostos: o privado e o público;
- a imagem do quotidiano é valorizado e a intimidade tornada pública: "a memória privada" (...) "transforma-se em memória colectiva";
- o seu espólio regeu-se somente pelo gosto pessoal do proprietário(s); os seus objectos valem pelo seu contexto e não (só) pelo seu valor artístico/ económico; "os seus objectos não valem pela unidade ou raridade, mas pelo conjunto e pela relação com aqueles que habitam ou habitaram a casa" (...), p. 96;
- motivos que podem levar à criação de um equipamento deste género: razões institucionais (símbolos nacionais); uma auto-homenagem; o desejo de vincular ideais (o valor simbólico e o desejo de transmitir uma mensagem ou vivências); um meio de preserva um espólio (sejam objectos de arte ou etnográficos);
- é um local para histórias e evocação de emoções;
- é um local onde a observação é valorizada: "visitors to houses como not only to learn about life style, but also to learn how to look at objects", p. 103.
Existem quatro grandes categorias:
1) Casa-museu original
Procura-se a preservação fiel do espaço e dos objectos (inclusive a sua localização): é a fomentação do contacto directo com o gosto do patrono.
2) Casa-museu reconstituída
Reconstituição dos espaços e recuperação e/ ou utilização de peças originais para a recriação dos ambientes.
3) Casa-museu estética/ colecção
A colecção do patrono é valorizada em detrimento do espaço, podendo este ser alterado se assim se verificar uma valorização do espólio apresentado.
4) Casa-museu de época - "period rooms"
No mesmo edifício podem coabitar várias salas, cada uma delas dedicada a uma época ou tema específico da vivência do patrono. Tem como objectivo apresentar as várias vivências de uma época.
PONTE, António, "Casas-Museu, Museus do Privado versus Espaços Públicos", in Museologia.pt, ano II, n.º 2, 2008, pp. 91-107.
Fotografias captadas na Casa Sta. Maria, Raúl Lino - Cascais
Vídeo do tecto da sala de jantar - Casa de Sta. Maria, Raul Lino, Cascais