Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

Santo António, Santo Antoninho, Muito obrigada por este solinho!

Para além da cerveja e da sardinha assada.

 

O Santo António, ou Fernando Martins, nome de baptismo, será um dos santos mais humanizados do cristianismo.
A ele são atribuídos milagres, mas é a relação que o popular desenvolve em torno da sua imagem que prevalece no imaginário.
Veja-se o caso de quando o Santo não atende a um pedido. Como represália, o crente vira o rosto da imagem para a parede.

Em qualquer igreja de um qualquer local longínquo, a imagem deste santo pode ser encontrada, mesmo que num pequeno recanto, à entrada do templo.
Em terras estrangeiras, sentimo-nos como se víssemos uma bandeirinha ou matrícula Portuguesa.

Também os intelectuais e artistas se rendem volta e meia a este carismático santo ou pelo menos, à força que em torno de si gravita. Refira-se o expressionista Mário Eloy ou Fernando Pessoa, este último nascido na data de comemoração do santo.

 

@ Igreja de Santo António, Lisboa.


No que se refere à iconografia, como curiosidade, o Menino Jesus apenas a si se junta a partir do século XVII, sentado sobre o livro, "símbolo do pensamento e da sabedoria, o elemento mais estável e importante da iconografia antoniana, contrapondo-se ao lírio da pureza, ao saco de esmolas, ou à cruz ligada ainda a São Vicente e a Coimbra." in BRITO, António Fialho de, "Lisboa de Santo António", IPM, 1996, p. 22.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.