Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

Crowdfunding: Corpos em Acção

Corpos em Acção
Proposta para um encontro de culturas em movimento - em Cabo Verde

 

O financiamento Público por parte do sector cultural, debate-se com o porquê da sua atribuição a projectos que apenas será acessível a uma restrita população. Neste campo, as políticas culturais portuguesas continuam inadaptadas no que respeita ao alcance de um consenso entre a óptica da salvaguarda histórica (o olhar para o passado) e a dos criadores: refiro-me à visão conservadora em conflito com a inovadora, em clara incapacidade para compreender e legitimar as várias tendências.

 

 

E é aqui que entra um novo modelo. Um modelo que apela à organização social e ao seu intenso envolvimento, que defende que para gerar receita (e atrair o público), além na aposta na diversidade em detrimento de uma simulada uniformidade que a globalização trouxe, deve-se recorrer a valores que motivem as pessoas a criar um diálogo.

Numa lógica de espaço social, pretende-se um incentivo à criação de uma rede informal, recorrendo aos indivíduos como rede de trabalho. Hoje, ainda que de modo embrionário, alguns exemplos destas iniciativas são o financiamento colectivo (“crowd funding”) ou o “crowd sourcing”.

 

Reflectindo sobre o modelo económico alternativo sustentável, estamos perante uma descrença generalizada no espaço social informal e no papel preponderante dos indivíduos. Provavelmente, muito se deverá à educação pouco orientada para a resolução de problemas em colectivo.

 

No meio disto surgem forças gravitacionais geradas pelos movimentos da classe criativa.

"Corpos em Acção é um projecto de teatro de investigação sobre a forma como os corpos, portadores de culturas e concepções corporais distintas, se encontram em cena. Nasce de uma vontade e necessidade grandes de confrontar uma formação técnica com a espontaneidade e a vivência musical do corpo, pelo que implica directamente dois actores e vinte pessoas da comunidade de São Vicente (sem restrições de formação ou de idade), numa construção diária de cerca de 4 horas, entre 30 de Julho e 12 de Agosto, que culmina num espectáculo a apresentar no Centro Cultural de Mindelo e num documentário a apresentar posteriormente.
O espectáculo terá como temática impulsionadora a própria cultura cabo verdeana, focando especialmente a Morna e a Poesia crioulas. O documentário, por outro lado, focar-se-á na componente processual do trabalho e na forma como os corpos reagiram às propostas."

 

Um projecto com imensa potencialidade, onde coloco vários "Like"s: ao abordarem a comunidade, poderá servir de alavanca para que alguém em Cabo Verde desenvolva algo, que crie uma relação a longo prazo tendo no seu principio a criatividade, inovação, maior dinâmica e flexibilidade e um crescimento sustentabilizado.

 

Quem quiser organizar uma tertúlia onde a cerejinha seria a presença destes dois artistas (Cátia Terrinca e o Miguel Rebelo), existe também essa possibilidade. ❤

 

Para apoiar: Massivmov - Corpos em Acção

Site: Encontro em Movimento

Facebook: Para trocas de info. e ideias.