Covilhã woolfest
... que é como quem diz, Festival de Lã.
Desengane-se de que se trata de um festival sobre a indústria do lanifício (cobertores super-pesados de papa) ou concentração de artesãos (aqueles lindíssimos e quentes capotes) ou de demais produtos de manufactura mais ou menos de design pessoal que proliferam por aí (malinhas, botinhas, pregadeiras floridas, fitinhas de cabelo fofinhas).
"Missão
O passado da Covilhã está intimamente ligado à lã e à indústria de lanifícios. A cidade foi anteriormente conhecida pela transformação desta matéria prima nas suas inúmeras fábricas. Para além de prestar homenagem a este passado, pretendemos com este Festival, que a Covilhã se torne um polo da arte urbana a nível nacional.
O WOOL propõe-se utilizar diversas paredes da cidade como suporte para intervenções de artistas urbanos, com o objectivo de:
- trazer, pela primeira vez, um evento destas características para uma região do interior de Portugal.
- despertar o interesse da comunidade pela cultura e a arte contemporânea, neste caso, a arte urbana.
- dotar de uma nova aparência estética os locais intervencionados.
- permitir a construção de um roteiro de arte urbana na cidade.
A primeira edição do WOOL terá uma programação regular de eventos ligados à arte urbana. Cada evento irá incluir a criação de uma peça no espaço urbano.
O processo poderá ser acompanhado ao vivo pelo público. Para além da intervenção, os artistas irão realizar uma actividade paralela (workshop ou conversa) de modo a promover um contacto directo entre os artistas e os cidadãos.
O nome do Festival é um jogo de palavras entre WOOL (lã em inglês) e o seu quase homófono WALL (parede em inglês)."
Informação adicional: Woolfest.org
Atenção ao calendário: as intervenções marcadas para Novembro são muito-muito apelativas. :))