Democratização (problemátida da)
A democratização da educação pode ter dois significados: "um é a divulgação do saber, o outro é a facilitação do diploma" - (inserindo-se nas questões de nível de estatuto social.
"(...) os analfabetos, dizia eu, também têm direito ao diploma universitário. Pretender que é preciso trabalhar para alcançar um diploma é uma atitude elitista, portanto, condenável. O direito ao diploma deveria estar inscrito na Constituição. Esta é a consequência lógica da democratização do ensino no segundo dos dois sentidos indicados: democratizar o ensino é prescindir do saber, dispensar a aprendizagem."
in SARAIVA, António José, "O que é a Cultura", Lisboa, Gradiva, 2003.
Basta ler um pouco mais sobre o assunto, noutras obras, para se perceber que o mesmo é aplicado no acesso à Cultura (indústrias) no sentido mais lato. Ou seja, esta mesmo que disponível, por causa do signos usados (p.ex.), não será democrática por natureza.
Palavras de ordem: cuidado no uso do conceitos da moda (e vazios de conteúdo) tais com o "democratizar" - a não ser que se encontre no mundo da fantasia / utupia.