Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

Galegos

Março, Marção,

de manhã Inverno, à tarde Verão.

(lenga-lenga popular)

 

Organizado pela Natugrafia, realizou-se o "1º Percurso Pedestre Fotográfico, Galegos - Marvão".

Desenvolvendo-se na orla oriental do Parque Natural de São Mamede,

"uma rede de calçadas medievais une as principais localidades, por regra situadas em pontos elevados, como Castelo de Vide e Marvão. Por aqui fugiram os judeus à Inquisição espanhola no final do século XV. (...)"

 

"Persistem aves raras como a águia-de-Bonelli e o grifo, a par da cegonha negra. O javali tem forte expressão e o veado tenta reaparecer. Pequenos predadores como o texugo, o toirão, o saca-rabos, a gineta, o gato-bravo e a raposa sobrevivem em maior ou menos número."

in CARDOSO, Rui, SOUSA, Abel Melo e, "Portugal Passo-a-Passo, 20 Passeios por Portugal", Santa Maria da Feira, Edições Afrontamento, 2004, pp. 194-198.


O percurso de Galegos e numa paisagem dominada pelo Castelo de Marvão, passamos junto à "rota do contrabando", depois de calcorrear a calçada medieval.
No caminho deparamo-nos com flora formada por sobreiros, castanheiros, carvalhos, oliveiras, pinheiros bravos, choupo negro e o amieiro. Na fauna constam a lontra, tritão-de-ventre-laranja, o cágado, cobra-de-ferradura, águia-de-asa-redonda e o grifo.

 

Muita água e muito calhau, fazem-nos esquecer o Alentejo remetendo-nos para o Minho.

 

Com condições meteorológicas bem conhecidas na tradição popular a minha "poderosa"(?) ainda que chafarica Nikon Coolpix S3 fez o que pôde alternando ISO's, exposições, do manual para automático.

 

 

 

 ☂ ☂ ☂ Link do album

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.