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smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

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conceitos sob o ponto de vista do observador

Quinta do Pisão de Cima

Organizado pela CascaisNatura, realizou-se na gélida manhã de Sábado um passeio pela Quinta de Pisões: Percurso Interpretativo Quinta do Pisão

Nos seus hectares, trabalhos de recuperação de solos, reflorestação,restruturação de esforços e recuperação de património arquitectónico estão a ser desenvolvidos.

 

Nesta visita, a par da fauna (destaque para o casalito de águias) e flora (pereiras bravas e o seu papel dado pelos antigos agricultores), da indústria de outrora de extracção de cal (o gigantesco forno, p.ex.), dos aglomerados habitacionais e religiosos, da exploração agrícola, da gruta na qual foram encontrados alguns artefactos milenares (serviu depois de abrigo, de armazém/ suporte à indústria local e mais recentemente, foi muito vandalizada; outrora teve estalagmites e estalactites, algumas a ultrapassar um palmo de diâmetro), dão-nos ainda a conhecer as obras que subsistiram da edição de 2010 da LandArt Cascais.

Num juízo pessoal considero a "Árvore de Barro" a que melhor vai de encontro a três dos conceitos  base deste movimento artístico, surgido na década de 50 do século passado na América: apropriação do espaço pela obra, apropriação da Natureza pela obra, transformação (eventualmente, desaparecimento) da obra.
É interessante observar a "Árvore de Barro" como um foco que se destaca na paisagem, como a sua estrutura (o barro) sofre alteração/ deterioração e como esta obra se transformou num posto de vigia para as aves.

Quinta do Pisão de Cima congrega um conjunto de valências a conhecer!

 

Informação adicional:

- Albúm fotográfico

- Folha 1, 2, 3 e 4

- Cascais Natura

- Land Art 2011

 

 

 

 

 

 

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