Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

MAP - Em Construção

Como será e conhecimento de todos, encontra-se aberto ao público o emblemático Museu de Arte Popular.

Ainda a decorrer obras de restauro e de recuperação/ organização expositiva, de momento apenas apresenta aos seus visitantes o historial deste edifício assim como um conjunto simbólico de peças de Arte "popularucha" - oh, o saudosismo Português.

 

 

Nesta altura, a deslocação vale por se tratar do edifício que é: um exemplar Estado Novo, com pinturas murais de alguns dos mais conceituados pintores Portugueses.

 

 

Nota negativa para a iluminação que em nada favorece o espaço ou as (poucas) peças: aquele capote, pejado de pequenos detalhes e de bordados, merece ser admirado em condições. Pessoalmente, deveria encontra-se de modo a permitir a sua observação em 360º.

 

 

 

Estranhei a inexistência de catálogo, que mais não fosse, um conjunto de fotocópias com a interessante informação apresentada nas salas. Após questionar junto do balcão, fica-se a saber que apenas para meados de Junho arrancarão as (grandes) exposições, a abertura das restantes alas, catálogos...

 

 

 

Também de frisar, que é um local "not turist friendly": bastaria um pequeno chamariz e informação bilingue, para que mais turistas-do-pastel-de-nata metessem lá o nariz, i.e., euros nomeadamente na loja com objectos "very typical" - da "Vida Portuguesa".

 

No todo, a visita é agradável e aconselha-s. Um espaço, a meu ver, cheio de potencial, e não apenas para "cacaria" das bisavós.

Para um final de manhã de Domingo (como aquele de nevoeiro cerrado), esta será uma boa opção  para quem não apetece ficar a vegetar na cama/ em casa.

 

Informação adicional:

- entrada gratuita aos Domingos e feriados até às 14:00.

- Vídeo sobre a abertura.

- alguma história.

 

 

 

Nota:

Lamento as fotografias de interior desfocadas, mas segundo parece, ao bom estilo Português do esconde-esconde, é proíbida a captação de imagens (esquecem-se do potencial do público que só se desloca a estes sitios para captação/ exploração fotográfia, dos que gostam de ser captados junto de uma peça mais conhecido, do passa palavra, ect. Haja pachorra!)

No entanto, mesmo estes medíocres exemplares fotográficos, parece-me o suficiente para mostrar o espaço que, sem dúvida, deve ser visitado.

 

# Proteja as obras. Seja criativo. Não use o flash.

 


 


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.