Paisagens
Em 28 de Outubro de 1856 foi inaugurada a primeira linha ferroviária em Portugal. Às 10H00 partiu da Estação de Santa Apolónia o comboio real tracionado pelas locomotivas Santarém e Coimbra (Egerstorff, 1855) com o rei D. Pedro V a bordo. Fez o percurso de Lisboa ao Carregado, 36,5 km, em cerca de 40 minutos.
@ Wikipedia.
Fora do âmbito da azáfama do quotidiano, sinto-me completamente rendida a este modo de deslocação. Tendo em conta os destinos, considero o comboio uma verdadeira alternativa ao uso do automóvel: rapidez, preço (atenção aos descontos e "jogos" de tarifas), comodidade.
Actualmente, sejam nas férias ou meras escapadinhas, procuro sempre incluir um trajecto neste meio de transporte.
Os regionais, apesar de lentos e desconfortáveis, são os mais maravilhosos.
A paisagem, enquanto rasgam as serras e os baixios das margens dos rios, é muitas vezes de ficar sem fôlego.
Mas também pelas pessoas: as cestas das chouriças e os garrafões de 5lt acompanhadas por uma boa dose de algaravia ainda podem ser vistas por aí.
Num belo cliché de turista, o tempo é vivido de outro modo.
Aconselho que o MP3 vá sempre à cautela...
Mais sobre os comboios em Portugal em "O Comboio. net" ou "Comboios em Portugal".
Um curioso site sobre a sinalética utilizada nos caminhos de ferro portugueses: "Sinalização Ferroviária".