Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

Quinta do Conventinho

 

O Museu Municipal de Loures, encontra-se a realizar visitas guiadas com animação (por membros do Teatro Independente de Loures) no espaço da Quinta do Conventinho.

 

A primeira realizou-se no dia 06 de Junho, onde nos foi dado a conhecer toda a História socio-cultural e artística (desde os períodos  sangrentos das guerras às artes decorativas), a par de algumas curiosidades como o "escândalo das notas de 500$00".

 

Aos mais cépticos, é garantida uma visita nada enfadonha e cheia de informaçao pertinente facultada pelos historiadores que a acompanham. 

 

Na capela pudemos visitar a cripta sob do altar mor.
Alberga o único sarcófago na igreja, que apresenta esculpido o brasão dos Castros, levando a crer que pertencerá ao fundador do Convento do Espirito Santo: Luís Castro de Rio.

O local foi alvo de sucessivos enterramentos que acabaram por obstruir a entrada. São no entanto ainda visíveis alguns pormenores do cerimonial fúnebre a que esta cripta esteve sujeita ao longo do tempo: marcas do arder de velas, dedadas no estuque, alguma coloração - indícios de uma pintura parietal, marcas de ferragens no sarcófago deixadas pelo empilhamento de caixões, etc.

 


Os espaços verdes do Museu são muito agradáveis, convidando ao prazer do ócio.
Sugestão: levar um piquenique, uma leitura e procurar o campo com as oliveiras.
O MP3 é também aconselhável: não irão encontrar a calmaria que reina noutros locais.

 

As próximas visitas serão:
04 de Julho, sábado, 15 horas
29 de Agosto, sábado, 15 horas
19 de Setembro, sábado, 15 horas

 

A inscrição para estas visitas guiadas no âmbito da exposição De Convento a Conventinho. Biografia de um espaço e integrado na dinamização do EntreArtes – Descubra o Património, está sujeita a marcação prévia, até 2 dias antes das datas indicadas.

Local: Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho
Contacto para inscrição: 219839600

Dado que o Museu não se encontra devidamente assinalado, para quem vem de Lisboa pela Autoestrada, depois de passar a Câmara Municipal, terá de passar 3 rotundas até dar com a Ford de Loures, no lado direito - é mesmo ao lado.

Em alternativa junto à Câmara Municipal existe um posto da PSP - vão até lá, que gentilmente vos será facultada a informação.