Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

Gaiteiros de Viana do Bolo

Realizou-se ontem em Lisboa o desfile de Máscaras Ibéricas.
Este foi pautado principalmente pela presença espanhola: Ourense, Leon, Zamora e Astúrias.

 

No meio daquela profusão de cor, ruído e cheiro (alguns participantes estavam cobertos de peles), parecendo sair de um conto de fadas, surge uma comitiva ordenada, sóbria com participantes escolhidos a dedo.

 

Os seus elegantes trajes preto e roxo, as suas camisas brancas com pontos em ajur, (como se vê no vídeo) os seus corpetes ricamente bordados, os brocados das suas saias, o tecido rico que revestia as gaitas de foles, o grupo de percussão, a sua forma de estar discreta, elegante e altiva, levou-me erroneamente a crer que pertencessem ao Principado das Astúrias.

 

Depois de cingir a pesquisa ao norte de Espanha e acabar no site da organização (dah), lá descortinei as origens daquele grupo: Grupo de Gaiteiros de Viana do Bolo – Galiza.

 

 

Fixei-os ao ponto de se tornar embaraçoso...

Pesquisando um pouco mais, estes participam correntemente no "Campeonato de Cuerpos de Percusion", "Campeonato Galego de Bandas de Gaitas" e pertencem à "Liga Galega Bandas de Gaitas em Manzaneda".

Segundo alguns comentários mais inflamados, estes não serão assim tão bons, faltando-lhes alguma força nas suas actuações.

Mas para mim, só naquele bocadinho, achei-os muito belos e o máximo!

 

Link do vídeo.
 

Numa breve nota: a 2ª fase deste campeonato realizou-se em Aveiro nos dias 4 e 5 de Abril....