Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

VI Desfile da Máscara Ibérica || 2011

- "bBamos" à volar. - Guirrio de Velilla de La Reina, León.

- Vamos "à" quêÊAAHAHAHAH!! - smobile a girar rápidamente en-

quanto salta sobre um touro cujos chifres lhe roçam os pés.

 

Pelo 3º ano ano consecutivo, lá foi a "je" à procissão, ver passar os Grotescos que descem das Terras Altas.

É para turista ver? É. Mas é "giro", colorido, barulhento (muito! foices, enchadas, tambores, etc.), saudosista (q.b.) e permite ver in loco as vestes de outrora (muito já mal pertencerá ao imaginário dos nossos avós).

 

Este ano, vieram os assustadores Boes e Merdules, Ottana de Sardenha (Itália). Mais uma vez, a minha veia espanhola falou mais alto e tive a possibilidade de sentir a textura das máscaras de madeira pintada, envernizada e de escultura cuidada.

 

Os guirrios de Leon (ES) e os caretos de Vila Boa (Vinhais, PT), não sei se por causa dos chuviscos, devo confessar, estavam fora de controlo.

Estou tentada de para o ano, ir munida de bexigas (contacto a Comarca da Sertã ou a Progestur para me arranjar umas tantas) e destribuí-las entre as jovens para os correr à trolitada.

 

Os Gaiteiro de Xinzo de Limia Gaiteros de Viana do Bolo (ES), à semelhança de no ano passado com os Gaiteiros de Viana do Bolo, pautaram também com a sua bonita presença e sonoridade. Este ano, o público juntou-se a eles.

 

 

 

 

Link para o album.

 

Os fotógrafos com as suas grandes máquinas, continuam os parolos maçadores de sempre: à frente de tudo e todos, transformam-se num enxame sôfrego toda a vez que um careto corre para a multidão. Um pouco de respeito por quem assiste, por favor.

Preocupem-se menos com a fotografia e divirtam-se. É para isso que estes seres Fantásticos existem na cultura popular.

 

As tendas com os enchidos, doçaria e bebidas (e demais itens regionais), são sempre uma terrífica perdição...

 

Algumas luzes, não sobre as máscaras em si - para isso basta consultar o livro "Máscaras Ibéricas" ou esta brochura (em pdf) - mas sobre o que estará por derás delas - as (perdidas) tradições e suas origens (França, Itália e Alemanha):

  • BARROS, Jorge, COSTA, Soledade Martinho, "Festas e Tradições Portuguesas: Março e Abril", Rio Tinto, Círculo de Leitores, 2002.
  • CALLEJO, Jesús, LOUÇÃO, Paulo, MARTÍNEZ, Tomás, "Lugares Mágicos de Portugal e Espanha", Lisboa, Ésquilo, 2007.
  • HEERS, Jacques, "Festas de Loucos e Carnavais", Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1987.
  • OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, "Festividades Cíclicas em Portugal - Portugal de Perto", Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1984.

 

Link para o vídeo.

 

Os detalhes sobre as máscaras, os intervenientes e o porquê de alguns elementos (o bestiário e a "Velha"), encontram-se disponibilizados online no site da Progestur e directamente nesta brochura.

Hão-de reparar, como a maioria vem do Entrudo.

Não é por nada que afirmo que o meu Carnaval é sempre por volta de Abril/ Maio. {#emotions_dlg.braganca}

 

2 comentários

Comentar post