Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

"Tableau Analytique du Cocuage"

Fourier é um escritor/ pensador da primeira metade do XIX, que criticou a moral da época. Como tal, foi posto à margem pelos seus conterrâneos, sendo re-descoberto pelo socialismo do XX.

 

"Se atacam um vício, como o adultério, denunciam-no na mulher e toleram-no no homem porque ele é o mais forte".(...)
(Fourier) "(...) responsabiliza os homens de todos os males da civilização e condena a submissão económica e amorosa a que as mulheres, todavia "naturalmente" iguais aos homens, são constrangidas".

in FOURIER, Charles, "Dos Cornudos: suas espécies e tipos", Lisboa, Cavalo de Ferro, 2004, pp. 38-39

 

É equiparado a Sade. A diferença:

(...) "é que Sade se torna num filósofo do "mal" quando mostra todo o desejo como natural, enquanto Fourier sonha com uma humanidade radiosa onde todos os desejos serão cumpridos porque são naturalmente úteis à sociedade harmoniosa, com a condição "que não sejam prejudiciais ou vexatórios para o outro"." Idem, p.41

 

"N. 51. Cornudo lobisomem é o que faz da sua casa uma cidadela inexpugnável, guardando-a melhor do que um eunuco negro das odaliscas, brutaliza não apenas os galanteadores, mas, com medo de os perder, as pessoas estranhas à questão. Mas não há fortaleza inexpugnáveis, afirmava o pai de Alexandre, contanto que um macho carregado de ouro possa lá chegar; e o mesmo se diga de um galanteador, que, munido de uma bolsa recheada, consegue adormecer qualquer sentinela e penetrar na fortaleza deste lobisomem.

in FOURIER, Charles, "Dos Cornudos: suas espécies e tipos", Lisboa, Cavalo de Ferro, 2004, p. 25.