Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

smobile

conceitos sob o ponto de vista do observador

Coisas mágicas e não sei quê.

Para quem gosta de descobrir novos passeios, consultar o livro "Lugares Mágicos de Portugal e Espanha" é uma boa opção.
Envolto em teorias míticas e ligadas ao submundo, para as quais tenho pouca paciência, foram as pequenas anotações sobre curiosidades locais que me despertaram a atenção.

Já o considero um manual indispensável principalmente para quem deseja conhecer o outro lado do Norte de Portugal e Norte de Espanha: algumas ideias já se formam no meu cérebro e no meu bloco de notas.
Mas o livro abrange todo o país. E sim... a Regaleira vem lá. Só ainda não encontrei referência a Fernando Pessoa - deve-me ter escapado...

 

"No município corunhês de Laxe, encontramos um inquietante símbolo sincrético: "A Pedra da Serpe con Asas de Gondomil". (...)"

 

"A Pedra da Serpente de Gondomil representa uma serpente com asas, que para alguns autores foi lavrada na época romana, enquanto que para outros foi lavrada no tempo dos castros; o que ninguém contraria é o facto d que a sua elaboração respondeu a uma tradição de tipologia celta relacionada com os cultos ofiolátricos.(...)

 

"A escultura de Gondomil é um caso excepcional na arte Ocidental" (...) "o que é realmente curioso, do ponto de vista alegórico, são as duas asas que aparecem nos flancos."

 

CALLEJO, Jesús, LOUÇÃO, Paulo, MARTÍNEZ, Tomás, "Lugares Mágicos de Portugal e Espanha", Lisboa, Ésquilo, 2007, pp. 209-210

 

 

 

Saltando linhas de descrição metafísica, mitologia e mais não sei o quê acabado em "ia", li às páginas tantas uma relação rebuscada com um cupido no pórtico sul do Coro Manuelino do Convento de Cristo (p. 140). Mas aquilo não é resultado da loucura generalizada da malta da Cultura do Estado Novo?
Devo por certo, estar a fazer confusão. :s